Investigação Internacional
A investigação internacional tem sido fundamental para todos podermos ter segurança nos avanços científicos, que têm vindo a ser realizados ao nível do estudo, diagnóstico e dos tratamentos de cavernomas cerebrais e medulares.
Na realidade, a investigação feita nos EUA, no Reino Unido, em Israel, na Europa e no Brasil tem sido promissora e indicativa de novas formas de tratamentos, o que permite que uma parte significativa de investigadores, sobretudo ao nível dos EUA prevejam que a próxima década traga a cura dos cavernomas.
Verifica-se que o papel de parcerias entre Universidades e outras agências de investigação e sponsors tem sido um percurso feito com êxito, permitindo alcançar resultados muito promissores ao nível das pesquisas realizadas, o que ´se apresenta como um incalculável benefício para os pacientes presentemente e num futuro relativamente próximo.
Em resumo, neste momento, já há estudos científicos de enorme importância importantes já realizados, e um conjunto de outros em adiantada fase avançada de execução.
Estudos Recentes
1 - Presentemente, está em curso um estudo-piloto (CARE Study), no Reino Unido, que visa fazer a comparação entre os resultados que se alcançam, monitorizando a eficácia de tratamentos que são feitos recorrendo à Neurocirurgia e à Radiocirurgia estereotáxica com os tratamentos mais conservadores, junto de pessoas com cavernomas cerebrais sintomáticos.
Para mais detalhes, de aceder ao link - https://cavernoma.org.uk/care-study/ - link em inglês.
Aquele estudo piloto revelou-se bem sucedido e indicia a necessidade de realização de um estudo mais profundo e junto de maior número de pacientes.
2 - Para terem uma noção mais abrangente de outros estudos científicos em curso, a partir do site da associação inglesa de cavernomas - Cavernoma Alliance UK - que nos autoriza a fazer a partilha dos mesmos, consultem - https://cavernoma.org.uk/category/research/- link em inglês.